A Pomada Imescard é composta por Erva-de-Bicho Adrenalina e Hamamélis e é eficaz principalmente ao tratamento de hemorróidas internas ou externas e suas manifestações inflamatórias.
A Erva-de-bicho (Polygonum hidropiper), devido à presença de taninos em sua composição, possui desse modo ação sobre o ingurgitamento hemorroidal (aumento de volume da hemorroida). Além disso, apresenta ação antibiótica, anti-inflamatória e anti-hiperalgésica (contra sensibilidade exagerada à dor).
Por sua vez, a Hamamélis (Hamamelis virginiana) possui propriedades dessecante (secativa) e adstringente (aperta, comprime), graças a sua composição rica em taninos e ácido gálico que agem sobre os vasos sanguíneos. A planta é eficaz para o tratamento de hemorroidas inflamações na boca, faringe e pele, feridas e queimaduras. É muito eficaz como adstringente, anti-inflamatório e hemostático local (diminui o sangramento).
Outros ingredientes presentes na composição da Pomada Imescard são a Davilla rugosa, que é utilizada como anti-inflamatório, antiúlcera, purgativo, estimulante e tônico, a Benzocaína, que atua bloqueando tanto a iniciação como a condução dos impulsos nervosos, e a Epinefrina, que atua produzindo vasoconstrição (constrição dos vasos sanguíneos), aumentando a duração da ação anestésica e diminuindo o risco de toxicidade por parte da Benzocaína.
Além disso, o Fenol presente na pomada inibe o crescimento de microorganismos presentes, agindo sobre bactérias e alguns fungos. No entanto, é pouco eficaz contra esporos (unidades de reprodução de fungos). É absorvido através da pele e das mucosas. A eliminação é feita pela urina.
Por fim, o Mentol, presente na Pomada Imescard, causa aumento da espessura dos vasos (com vermelhidão local) e uma sensação de frio seguida de perda de sensibilidade à dor. Após a absorção, o Mentol é liberado na urina e na bile.