Da Amazônia para sua casa: o uso de produtos naturais amazônicos
Não é de hoje que os produtos naturais vindos da Amazônia fazem tanto sucesso, dentro e fora do Brasil. Todos os anos toneladas e mais toneladas de frutos e plantas saem da floresta e vão para todos os cantos do mundo, em diversos formatos, como cosméticos, alimentos, arte ou fitoterápicos.
O que o homem parece descobrir agora, os índios já sabiam e utilizavam a muito tempo. As plantas sempre foram sua fonte de saúde e vitalidade, lhes proporcionando todo tipo de tratamento, apenas com suas propriedades naturais, sem qualquer intervenção química.
Ainda hoje podemos encontrar em diversos cantos do Brasil, casas de ervas medicinais, ou ervanárias como alguns conhecem. Onde plantas, frutos e flores servem-se aos montes, como em prateleiras, expostas e prontas para seu uso, seja em chás, moídas ou para consumo tradicional.
O uso de fitoterápicos deixou de ser “coisa de vó” e se tornou um consumo precioso entre famílias e gerações, como uma boa tradição. Cada vez mais jovens e adultos têm abdicado dos medicamentos alopáticos, optando por tratamentos e intervenções naturais, de forma mais leve e sem qualquer tipo de vício.
A homeopatia está em alta e a saúde dos brasileiros agradece. De acordo com a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), mais de 61% dos brasileiros adotam práticas integrativas como autocuidado. O que mostra que o mercado de fitoterápicos e procedimentos de origem natural está em uma crescente ascensão, ganhando espaço e mostrando seu valor, o que em muitas culturas e regiões já é uma grande realidade.