BLOG

Queda de cabelo: devo me preocupar?

queda de cabelo

Encaracolados, lisos, crespos, brancos, loiros, castanhos e vermelhos. Existem centenas de tipos, tamanhos e estilos, faz a cabeça das mulheres, mas também detém muitos fãs do universo masculino. Calma, não precisa se preocupar, por aqui o assunto é cabelo!

Quem nunca ficou longas horas em frente ao espelho ajeitando, admirando e analisando as madeixas que atire a primeira pedra. O cabelo é um objeto de beleza, acessório para uns, complemento para outros, mas ocupa um espaço importante na vida de muita gente.

Me perdoem os carecas, mas o estilo do cabelo define seu dono, assim como a sua ausência, que pode derivar de muitas situações, mas no final das contas, é a personalidade que define o espaço e a atitude de cada um.

Mas quando os fios começam a cair, perder o brilho, enfraquecer, se tornando quebradiços e sem vida, vem a pergunta: o que eu fiz de errado?

Neste artigo vamos desvendar algumas curiosidades sobre o universo dos cabelos e entender por que o processo de queda acontece. Vamos lá?

As brasileiras e a queda de cabelo

Segundo a Associação Brasileira de Cirurgia de Restauração Capilar, a queda de cabelo atinge ao menos 25% das brasileiras com idades entre 35 e 40 anos e o percentual sobe para 50% a partir desta faixa etária.

Obviamente existe uma queda natural dos cabelos, são cerca de 100 fios perdidos por dia, graças a renovação, ou seja, alguns caem para outros tomarem o lugar, um verdadeiro ciclo. Porém, apenas quando esse número começa a se acentuar, podemos chamar o fator de queda de cabelo.

Mas afinal, porque os cabelos passam a cair tanto?

Diversos fatores podem contribuir para essa perda de fios de forma significativa, alguns estão ligados totalmente ao nosso sistema nervoso. Ou seja, o estresse pode sim levar a um aumento nesta queda ou agrava-la.

Alterações hormonais, como a gravidez, excesso de medicamentos, problemas de saúde, são algumas causas muito comuns entre homens e mulheres. Mas a partir do momento que essa queda se torna volumosa e constante, a intervenção de um especialista se faz necessária.

Mitos e verdade sobre a queda de cabelo

Mentiras, verdades, mas afinal o que é real quando a história é a queda dos fios?

  1. “Cortar as pontas do cabelo ajuda no crescimento”

MENTIRA

Tenha em mente que seu cabelo é composto por duas partes: a parte viva (queratinócitos presentes no couro cabeludo) e a parte morta (a haste), então aqueles fios que vemos e cuidamos com tanto carinho, na verdade são células mortas.

É exatamente por isso, que quando cortamos o cabelo, não sentimos dor e não há sangue, porque não existe corrente sanguínea ou terminações nervosas ligando os fios ao bulbo capilar. Quando o cabelo rompe o couro cabeludo, ele já está morto, por isso o corte das pontas, não afeta em nada seu crescimento.

  1. “O uso de tinturas e descolorantes faz cair o cabelo

MENTIRA

A tintura ou a descoloração não interfere na queda de cabelo, tão pouco pode agravá-la. O uso de químicas e outros produtos são prejudiciais apenas ao fio, sem qualquer ligação com o couro cabeludo. O que pode vir a acontecer em casos de uso de produtos muito agressivos, é a quebra do fio.

  1. “Os cabelos crescem mais no verão e caem mais no outono”

VERDADE

Em nossa pele existem sensores de luminosidade, que são mais estimulados no verão, crescendo de forma mais ritmada, porém com a chegada do outono, os fios que ainda não caíram começam a cair, dando uma falsa impressão de queda intensa.

Fatores como a alimentação, saúde emocional, o uso excessivo de medicamentos, drogas e álcool, assim como a falta de cuidados e higiene adequada podem fazer total diferença no ritmo do crescimento ou para uma queda mais expressiva.

O uso de fitoterápicos na prevenção da queda

Alguns métodos naturais podem ajudar a reduzir e estabilizar a troca dos fios, mas é importante compreender a necessidade de administrá-lo juntamente com mudanças na sua rotina, como listamos acima.

Uma excelente opção para quem está buscando diminuir a queda e de bônus fortalecer as unhas, é o Pantogar, um complexo de vitaminas e aminoácidos que trata da perda difusa dos cabelos, ou seja, por razões desconhecidas, sem qualquer relação com doenças e etc.

Ele é responsável por alterações degenerativas na estrutura do cabelo (cabelo enfraquecido, fino, não maleável, quebradiço, sem vida, opaco e sem cor), cabelos danificados pela luz do sol e radiação UV e na prevenção do aparecimento de fios brancos. Também fortalece o crescimento das unhas (unhas quebradiças, rachadas e pouco maleáveis).

Porém, não é indicado para alopecia cicatricial (queda de cabelos originada por diversos problemas de saúde) ou androgenética (calvície masculina).

Mas lembre-se: antes de qualquer medida alternativa, procure um dermatologista e verifique a possibilidade e necessidade de intervenção a partir dos fitoterápicos. Dessa forma, os cuidados com a sua saúde e bem estar estarão assegurados.

Agora é a sua vez. Conta pra gente, como está o ritmo da queda capilar por aí?

Gostou do artigo? Continue acompanhando tudo o que rola por aqui e também nas redes sociais da Drogaria Silva.

Veja também: Óleos essenciais: o que são, para que servem e quais os benefícios?

Compartilhar Post

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on print
Atendimento: Seg a Sex de 8:30 às 18:00.
Iniciar Atendimento
X
Top