Whatsapp: (32) 98828-0752

BLOG

Própolis

abelha

Própolis verde, vermelho ou marrom tradicional? Qual usar?

Própolis é um produto resinoso coletado pelas abelhas, a partir de exsudatos de brotos e botões florais de diversas plantas, nas quais as abelhas acrescentam secreções salivares, cera e pólen para elaboração final do produto. Possuem coloração e consistência variadas e são utilizadas para reparar os favos de mel, fechar pequenas frestas, embalsamar insetos mortos e proteger a colmeia da invasão de microrganismos. A palavra própolis é derivada do grego pro, que significa em defesa e polis, cidade ou comunidade, ou seja, uma proteção a colmeia.

Quando a própolis é associada à presença da planta Baccharis dracunculifolia, conhecida como alecrim do campo, no ambiente próximo à colmeia produtora, há geração da própolis de coloração esverdeada, o que chamamos de Própolis Verde. Quando a própolis está associada à planta Dalbergia ecastophyllum ), conhecida como  “rabo-de-bugio”, é responsável pela coloração avermelhada da própolis, mais conhecido como Própolis Vermelha.

A Própolis tem sido objeto de estudos devido às propriedades antibacteriana, antifúngica, antiviral, anti-inflamatória, antioxidante, antitumoral, imunomodulatória auxiliando na prevenção de doenças crônicas como diabetes, câncer e doenças cardiovasculares. Existem mais de 13 tipos de própolis no Brasil, mas quais são as diferenças entre a Própolis Verde, Marrom ( tradicional ) e a Vermelha?

Própolis Marrom

É encontrada predominantemente nas regiões Sul e Sudeste do país.  Apesar de rico em fenólicos e flavonoides, não apresenta nenhuma característica botânica predominante e suas propriedades se assemelham a da própolis verde, porém com menos efetividade se comparada com a das demais. Temos disponível em extrato alcóolico e aquoso.

Própolis verde

Comumente encontrado no sudeste do Brasil, a própolis verde é o tipo mais popular por ser rico em antioxidantes, ajudando na eliminação de radicais livres e no fortalecimento do sistema imune. Além disso, auxilia na proteção da pele, defesa do organismo, inibindo o crescimento de fungos e bactérias, impedindo o desenvolvimento de tumores, preservando as funções do fígado, possuindo também propriedades neuroprotetoras. Na Drogaria Silva você encontra em cápsulas, extrato alcóolico e sem álcool.

Própolis Vermelho

Considerada o tipo mais forte de própolis, essa variação é originária das áreas litorâneas do Norte e Nordeste brasileiro, a própolis vermelha é rica em isoflavonas, benzofenonas e medicarpina que garantem suas propriedades medicinais, entre as quais estão o controle da diabetes e da hipertensão. Nas nossas lojas você encontra na forma de extrato alcóolico.

No entanto, seja qual for a sua escolha, todas elas têm uma característica comum: a de proteger a sua saúde no aumento da imunidade!

Compartilhar Post

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on print
Atendimento: Seg a Sex de 8:30 às 18:00.
Iniciar Atendimento
X
Top