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Passo a passo para construir uma rotina saudável

Rotina saudável

De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) cerca de 47% dos brasileiros se declaram sedentários e entre os jovens esse número é ainda maior: 84% em todo o país. O Brasil ocupa a 5ª posição no ranking dos países mais sedentários do mundo, sendo o primeiro em toda a América Latina.

Os hábitos brasileiros mudaram e mesmo apresentando uma alta em relação a busca por uma rotina saudável durante o período de isolamento, os números ainda são assustadores. 

É importante lembrar que uma rotina sedentária aumenta os riscos de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, diabetes do tipo 2, obesidade e também de alguns tipos de câncer.

Em abril deste ano o CODE (Comitê da Cadeia Produtiva do Desporto) realizou um debate para discutir soluções para o problema da obesidade no mundo e colocar em prática o Plano de Ação Global para Atividades Físicas, lançado em 2018 pela OMS (Organização Mundial da Saúde). Este plano prevê redução de 15% da inatividade física mundial até 2030, entre adultos e jovens.

Um ponto importante: estar acima do peso afeta muito mais do que a saúde física, interfere também na saúde mental, causando baixa produtividade, cansaço.mental, desordens  emocionais frustrações, baixa autoestima, etc. Por isso, um dos principais objetivos tratados pela OMS e seu plano de ação é a introdução de hábitos sadios.

Manter uma rotina saudável é essencial para o corpo e a mente, garantindo mais qualidade de vida e longevidade. Mas para que essa mudança ocorra de forma eficaz, é  preciso abandonar alguns hábitos perigosos, o que pode não ser fácil, mas com certeza vale muito a pena.

Para te ajudar a fugir das estatísticas e construir uma rotina saudável, criamos um passo a passo que vai facilitar seu processo de mudança e instaurar hábitos benéficos a sua saúde, modificando pequenos e grandes costumes. Vamos lá?

Tenha uma boa noite de sono

Recarregar as energias é muito importante e uma boa noite de sono pode fazer maravilhas. Mantenha uma rotina de 7 a 9 horas de sono por dia (podendo variar de acordo com a idade) o suficiente para reparar o cansaço do dia anterior e deixar o corpo pronto e muito mais produtivo.

Mas se o seu sono não está regulado ou você tem apresentado dificuldades para dormir, o ideal é compreender o que tem afetado seu descanso, como o estresse ou a má alimentação, por exemplo.

Caso haja necessidade, a introdução de fitoterápicos podem te ajudar a regular seu sono, uma excelente saída, pois eles não causam dependência, são naturais e muito eficientes. Para validar essa alternativa, busque a orientação de um especialista.

Aprenda a se alimentar melhor

A alimentação influencia diretamente em nossa vida e na adequação a uma rotina saudável. Por exemplo, alguns alimentos ingeridos no decorrer do dia, principalmente à noite, podem tirar o sono, como doces e frituras.

O ideal é manter uma dieta mais leve, com a ingestão de frutas, legumes, fibras, como a aveia e a quinoa e reduzir a quantidade ingerida, caso você seja adepto aos excessos. Muitas pessoas acabam desenvolvendo, graças a alimentação desregrada e altamente calórica, distúrbios alimentares, desencadeando a compulsão alimentar, um claro sinal de que sua saúde corre sérios riscos.

Se você se identifica com este quadro compulsivo, procure um atendimento com algum profissional de saúde . Com o devido tratamento, esse distúrbio pode ser combatido.

Mantenha uma rotina de atividades físicas

Se exercitar é indispensável e, mesmo que pareça uma rotina cansativa e frustrante, os exercícios são uma importante etapa na busca pela rotina saudável e resultados positivos para a sua saúde.

Para quem está planejando sair do sedentarismo, indicamos seguir a orientação de um preparador físico, pois os treinos são personalizados às  suas necessidades e contemplam os limites do seu corpo. Iniciar uma rotina de exercícios sem essa orientação, pode comprometer seu desempenho e afetar sua saúde.

Hidrate-se sempre

Para muitas pessoas a água é imprescindível no dia a dia, mas para muitas outras, o fato de ingerir 2 litros de água por dia é impensável! Mesmo assim, a hidratação precisa virar rotina em sua vida.

Mantenha uma garrafa de água sempre por perto para facilitar a ingestão de água e recorra a aplicativos que te lembrem deste consumo. Eles podem fazer muita diferença.

A quantidade de água ideal para o corpo varia de pessoa para pessoa, mas o cálculo correto para esse consumo é: 35ml de água para cada kg.

Portanto, uma pessoa com 80 kg, por exemplo, precisa consumir quase 3 litros de água por dia. A hidratação facilita a eliminação de gordura e mantêm o organismo em bom  funcionamento.

Exercite sua mente

Assim como o corpo, a mente precisa estar em constante atividade para manter um funcionamento saudável e eficiente. Para isso, o ideal é praticar o hábito da leitura, estudar e realizar ações que exercitam seu cérebro, colocando-o em constante atividade.

Relaxe e desacelere

O ritmo da sociedade, principalmente nas grandes metrópoles, é estressante e muito agitado. Por isso os momentos de relaxamento e ritmo tranquilo são muito importantes para manter o equilíbrio psicológico.

Faça um bom passeio, medite, faça algo que te dê prazer, sem pensar em trabalho ou compromissos, apenas aproveite a calma e a tranquilidade de desacelerar.

Esteja perto de quem ama

A família, os bons amigos, seu parceiro ou parceira, os filhos, são as melhores companhias e motivações para você, pois te inspiram, te alegram, te apoiam. Estar cercado de quem mais amamos é maravilhoso, portanto aproveite mais estes momentos, mantenha isso em sua rotina.

Crie metas 

Criar objetivos e metas para cumpri-los é uma verdadeira motivação, afinal um novo projeto sempre inspira boas energias, ideias novas e o sentido de desafio. Cumprir metas é um prazer em comum entre homens e mulheres. Mas seja realista consigo mesmo criando metas reais e alcançáveis.

Metas diárias, semanais, mensais ou anuais, você é quem sabe! De modo geral, a regra é ter em mente o caminho que vai te levar até este objetivo e focar nesta conquista, dando um passo de cada vez. Realizar é gratificante e faz muito bem para a autoestima.

Opte por medicamentos naturais

Quem quer sair do sedentarismo e assumir uma nova postura, inaugurando uma rotina saudável, precisa ter algumas alternativas para se apoiar neste processo, como é o caso dos medicamentos. Porém, sua utilização merece alguns cuidados especiais e só pode ser feita com a autorização do seu médico.

Os fitoterápicos ou remédios naturais agem de forma eficiente no seu organismo, turbinando seus resultados e intensificando a melhora na qualidade de vida, sem interferir na sua saúde, causar dependência ou acarretar efeitos colaterais. 

A Drogaria Silva é especialista em fitoterápicos, pois atua neste mercado há 95 anos, sempre preocupada com a qualidade, a eficiência e a exclusividade, seja com seus produtos ou com o atendimento.

Sua rotina saudável pode ficar ainda mais leve com o auxílio desses produtos, que agem diretamente na causa do problema, apresentando resultados com pouco tempo de uso. 

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre rotina e emagrecimento saudável?

Continue acompanhando nossos conteúdos, porque temos sempre excelentes dicas e indicações para você.

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Veja também: Por que é tão difícil emagrecer?

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