Da Amazônia para sua casa: o uso de produtos naturais amazônicos

produtos naturais amazônicos

Não é de hoje que os produtos naturais vindos da Amazônia fazem tanto sucesso, dentro e fora do Brasil. Todos os anos toneladas e mais toneladas de frutos e plantas saem da floresta e vão para todos os cantos do mundo, em diversos formatos, como cosméticos, alimentos, arte ou fitoterápicos.

O que o homem parece descobrir agora, os índios já sabiam e utilizavam a muito tempo. As plantas sempre foram sua fonte de saúde e vitalidade, lhes proporcionando todo tipo de tratamento, apenas com suas propriedades naturais, sem qualquer intervenção química.

Ainda hoje podemos encontrar em diversos cantos do Brasil, casas de ervas medicinais, ou ervanárias como alguns conhecem. Onde plantas, frutos e flores servem-se aos montes, como em prateleiras, expostas e prontas para seu uso, seja em chás, moídas ou para consumo tradicional.

O uso de fitoterápicos deixou de ser “coisa de vó” e se tornou um consumo precioso entre famílias e gerações, como uma boa tradição. Cada vez mais jovens e adultos têm abdicado dos medicamentos alopáticos, optando por tratamentos e intervenções naturais, de forma mais leve e sem qualquer tipo de vício.

A homeopatia está em alta e a saúde dos brasileiros agradece. De acordo com a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), mais de 61% dos brasileiros adotam práticas integrativas como autocuidado. O que mostra que o mercado de fitoterápicos e procedimentos de origem natural está em uma crescente ascensão, ganhando espaço e mostrando seu valor, o que em muitas culturas e regiões já é uma grande realidade.

Plantas medicinais da Amazônia

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT), existem mais de 10 mil plantas com potencial medicinal na Amazônia, uma biodiversidade enorme que afeta diretamente a saúde dos brasileiros, para o tratamento de doenças dos mais diversos tipos. Dessas, apenas 300 já foram catalogadas pelo instituto.

Açaí, araçá, araticum, babaçu, bacaba, bacuri, biribá, breu branco, buriti, buritirana, cacau, camu-camu, canarana, castanha-do-Brasil, cupuaçu, graviola, jambo, jenipapo, mamorana, mangaba, murici, pequi, pitanga, pupunha, sapota, taperebá, umbu, unha de gato, uxi e zingiber. Apenas algumas, mas dessas, poucas são conhecidas por boa parte doa brasileiros. São produtos que sua própria terra dá e que podem impactar fortemente em sua saúde e bem estar.

Para que você possa conhecer algumas delas, trouxemos 5 plantas que são muito poderosas, mas que tem seu potencial escondido e pouco explorado.

Alecrim

Age no sistema nervoso central combatendo dor de cabeça e fadiga mental, também é estimulante e tônico, fortalecendo o coração e auxiliando a diminuir o nível de colesterol no sangue.

Óleo Essencial de Alecrim Bioessência

Aroeira

Utilizada no tratamento do reumatismo, gota, ferimentos na pele e mucosas, gengivas inflamadas e inflamações em geral.

Chá de Aroeira

Barbatimão

Tem ação cicatrizante, antibacteriana, anti inflamatória sendo um grande aliado no combate à infecções.

Sabonete Íntimo de Barbatimão

Carqueja

A carqueja é conhecida pelo seu efeito hipoglicemiante auxiliando no tratamento de diabetes e obesidade. Também é utilizada em gastrites e úlceras.

Carqueja 300mg

Espinheira Santa

Auxilia no tratamento de gastrites, gases intestinais, hiperacidez e úlcera no estômago. É analgésica, cicatrizante e anti-séptica.

Espinheira Santa

Gostou do artigo? Quais plantas medicinais da Amazônia você usou em sua rotina.

Conta pra gente!

Continue acompanhando tudo o que rola por aqui e também nas redes sociais da Drogaria Silva.

Veja também: Passo a passo para construir uma rotina saudável.

Atendimento: Seg a Sex de 8:30 às 18:00.
Iniciar Atendimento