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5 maneiras de controlar a compulsão alimentar

como controlar a compulsão alimentar

Entre os anos de 2019 e 2021 a internet ficou congestionada com exemplos de pessoas que queriam aprender como controlar a compulsão alimentar, crises de ansiedade e longos períodos de insônia, afinal a internet se tornou o principal cenário para conflitos, conexões e apoio. A era das doenças alimentares e psicológicas estava dando o ar da graça.

A compulsão alimentar é uma realidade de pelo menos 5% da população mundial, elevando os níveis de outras doenças que tendem a acompanhá-la, como a obesidade e a ansiedade.

Pensando nisso, trouxemos algumas dicas importantes e valiosas para que você aprenda de uma vez por todas como controlar a compulsão alimentar e conseguir recuperar sua qualidade de vida que anda meio sumida ultimamente.

Acompanhamento psicológico para compulsão alimentar

O acompanhamento de um profissional especializado é o passo inicial, pois é ele quem irá diagnosticar seu quadro e compreender como este distúrbio começou na sua vida, quais fatores somaram para a situação atual e tratar o problema de maneira mais profunda.

Algumas pessoas têm feridas psicológicas esquecidas tão profundas, que são verdadeiros estopins para uma crise grave. Este processo de autoconhecimento é muito importante para o resultado final, para que sua mente consiga lidar com outros conflitos da vida comum, sem entrar em colapso.

Se alimente quando sentir fome

Não há como controlar a compulsão alimentar se você se alimenta a todo instante, mesmo sem sentir fome, por gula. A fome é uma reação fisiológica do corpo humano e essa reação é o seu principal alarme para as suas refeições.

Tem muita gente que come de 3 em 3 horas mesmo sem ter fome, outros ficam longos períodos de tempo sem comer e esses tipos de rotina criam uma reação descontrolada de consumo, agravando o quadro de compulsão.

Mantenha-se hidratado

A água tem um papel muito importante em todo o funcionamento do corpo humano e com relação ao controle e rotina alimentar, não é diferente.

Muita gente não sabe, mas a mente confunde por muitas vezes a sensação de sede, com a fome e leva o indivíduo a crer que precisa se alimentar mais, aumentar as quantidades de comida ou diminuir os intervalos entre refeições.

Manter o consumo de água frequente faz uma grande diferença no dia a dia, principalmente para quem não se movimenta muito, como profissionais de escritórios e motoristas, que passam boa parte do dia sentados e acabam se esquecendo da água.

Evite gorduras, açúcar e sódio

Doces, frituras e alimentos com altos níveis de sódio, verdadeiros vilões para quem está buscando formas de como controlar a compulsão alimentar, pois estes são alimentos que não agregam valor energético, apenas acumulam gordura corporal e viciam o organismo, fazendo com que o indivíduo busque mais e mais comida para se saciar.

Fuja destes alimentos e busque opções diferentes para adaptar seu organismo, como frutas, proteínas e muitas folhas, principalmente na cor verde escura, pois estas auxiliam no funcionamento do intestino, possuem baixas calorias e muitas fibras.

Opte por medicamentos fitoterápicos

Medicamentos fitoterápicos são feitos através de matéria-prima vegetal, plantas e ervas, com ativos naturais que são manipulados e armazenados para a produção de remédios dos mais diversos tipos, para variadas enfermidades.

Entre as vantagens para o uso dos medicamentos fitoterápicos estão:

  • Menos efeitos colaterais;
  • Não causa dependência;
  • Tratamento individualizado;
  • O Sistema Único de Saúde fornece como prática integrativa e complementar.

No caso da compulsão alimentar, os medicamentos funcionam em sua grande maioria como inibidores de apetite e para os casos de ansiedade e insônia também são encontradas diversas opções. Mas muito cuidado! Você jamais deve se automedicar, seja com fitoterápicos ou não, consulte sempre um especialista e cuide da sua saúde com responsabilidade e acompanhamento periódico.

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